Construir-te

Entre e Fique a vontade!!! Você é bem vindo nesta Construção!!

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga clínica que realizou por 10 anos atuação na Saúde mental da PBH e atualmente dedica aos atendimentos particulares. Participa de artigos nas Revistas Vox objetiva e Tendência Inclusiva. Realiza palestras e entrevistas na mídia impressa e televisiva.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

BELEZA E VAIDADE

                                                 
A vaidade do ser humano sempre existiu... Mas a naturalidade da mulher em se expressar sempre foi maior. 


A boa aparência gera mais autoconfiança e,

como conseqüência, melhor produtividade e autoestima num nível satisfatório.


A Vaidade sempre foi uma forte prerrogativa feminina. Mas estamos em tempo de mudanças e este tabu vem a cada ano sendo desfeito e aproximando do universo masculino.

A VAIDADE em si não é ruim, não é pecado, vamos dizer assim... o problema é quando um desejo idealizado começa a por em risco a saúde da pessoa...na verdade a vaidade é até necessária, afinal é saudável querer estar bem consigo e porque não aos outros olhares também... O problema é quando esta busca pela boa aparência e a valorização da auto-imagem também passa do limite... Quando interfere em todas as áreas e geram frustrações contínuas...Outro ponto da vaidosa em excesso é a necessidade de ser constantemente elogiada, uma forte demanda de ser aceito pela sua beleza...e nós sabemos que a Verdadeira Beleza não precisa desta aprovação externa.

É importante perceber o tempo gasto com atitudes que possam indicar certa compulsão, ou estar atrapalhando atividades da sua rotina como trabalhar, estudar, passear, namorar e se divertir...

A compulsão é uma força que leva alguém a repetir um ato de forma automática, sem controle ou planejamento prévio, ou seja "É um desejo ou vontade que a pessoa não controla e que quando não realiza se sente muito mal. Não é apenas uma ansiedade pontual, é um desconforto contínuo, evidenciado de acordo com a questão da intensidade"....
“Compulsão é um comportamento consciente e repetitivo, que pode parecer absurdo ou ridículo para a própria pessoa e para os outros e mesmo assim são ações incontroláveis e persistentes. A pessoa é dominada por pensamentos desagradáveis, negam as possíveis consequências. Porém para que esses comportamentos sejam considerados compulsivos, devem ocorrer em uma freqüência bem acima do necessário diante do critério de avaliação”.
Cuidar de si mesmo: Questão de auto-estima pura e simplesmente!!!... Importante para sentir-se bem quando se encontra "bem dosada".