Construir-te

Entre e Fique a vontade!!! Você é bem vindo nesta Construção!!

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga clínica que realizou por 10 anos atuação na Saúde mental da PBH e atualmente dedica aos atendimentos particulares. Participa de artigos nas Revistas Vox objetiva e Tendência Inclusiva. Realiza palestras e entrevistas na mídia impressa e televisiva.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

ENTENDENDO A ANSIEDADE

VOCÊ SABE O QUE É ANSIEDADE? 

Quem nunca sentiu Ansiedade, atire a primeira pedra!!!
Ansiedade são sintomas difusos que se apresentam de forma intensa e geradora de desconfortos físicos e psicológicos.
Toda esta excitação ocorre no sistema nervoso central, uma forte descarga de um neurotransmissor chamado noradrenalina  mediante a sinalização  de algum perigo iminente, nem sempre o que é perigoso para mim será para você, vai depender dos eventos traumáticos da história de cada pessoa.

Podemos citar alguns sintomas físicos, tais como: Taquicardia, sudorese intensa, falta de ar, vontade de vomitar, urinar ou evacuar frequentemente, fome compulsiva, cefaléia e outros.
Como sintomas psicológicos, podemos citar: medo irracional, medo de errar, pensamentos autodestrutivos, auto-boicote pelo medo de não atingir a perfeição, auto-imagem distorcida, excesso de preocupações antecipatórias, insônia, impaciência acentuada que gera dificuldades para esperar e outros.

A ansiedade é simplesmente um estado de alerta mediante algo que irá acontecer, possui o foco central no futuro, no que está por vir e quando uma pessoa não se encontra bem emocionalmente poderá haver uma unificação de sintomas físicos e psicológicos de maneira explosiva. 
A ansiedade não é de toda a "vilã", pois toda esta descarga serve também para impulsionar a atingir o que deseja (nível aceitável), mesmo que esteja com medo. Mas quando paralisa de forma radical uma pessoa diante da situação, (nível avançado da ansiedade) não é um bom sinal e necessita de apoio.

Os sintomas da ansiedade variam de súbitos (controláveis) e intensos. Os intensos são considerados crises de pânico. Sem o tratamento adequado quando a pessoa se encontra num nível avançado poderá evoluir para transtornos diversos, entre eles, o que mais assistimos e se chama Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social.

O aparecimento súbito e a curta duração justificam o nome de crise ou ataque. A percepção irracional de uma ameaça justifica o nome de fobia, que faz com que a pessoa tenha sempre um comportamento evitativo.

Vou exemplificar com minha caminhada pessoal: No momento intermediário da minha profissão, quando eu e Liliane Furman montamos a empresa de Recursos Humanos (SemeaRH) eu sofria muito quando tinha que me apresentar no meio empresarial e coletivo, passei por diversos momentos “sintomáticos” e até mesmo hilários. Mas através da permissão do treino, do pensamento positivo, fui me capacitando e dando conta do recado. Terminei meus anos na empresa falando no microfone em eventos para mais de 500 pessoas. O que era impensável para mim no início da empresa. Foi uma permissão da minha parte. Determinei no meu íntimo, meu alvo pessoal > Vencer a Ansiedade. Dizer que nos tornamos 100% seguros é uma inverdade e considero até mesmo “sem graça”, como se fosse uma barreira que nos impedisse de crescer enquanto profissionais e pessoas emocionais. Encarar novos desafios, mesmo com "certa ansiedade" é normal e nos dá um gosto real da conquista.

É importante você se conhecer!! analisar como você ficaria em determinadas situações, caso você se negue a maioria delas por medo da exposição, busque ajuda... 
Existem várias técnicas que podem ajudar a abrir o leque que module o nível da ansiedade... para Você Ser uma pessoa mais positiva, com vontade de vencer e alcançar horizontes mais altos.