Construir-te

Entre e Fique a vontade!!! Você é bem vindo nesta Construção!!

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga clínica que realizou por 10 anos atuação na Saúde mental da PBH e atualmente dedica aos atendimentos particulares. Participa de artigos nas Revistas Vox objetiva e Tendência Inclusiva. Realiza palestras e entrevistas na mídia impressa e televisiva.

DICAS / INFORMACÕES





Entenda melhor minha linha de Trabalho:
A terapia Cognitiva Comportamental trata tanto o conteúdo comportamental como os pensamentos e sentimentos. 
A posição do terapeuta comportamental pode ser de prestar atenção tanto nos eventos ambientais antecedentes para explicar o que esta pessoa faz e o que sente quando faz alguma coisa.
Para cada sentimento existe alguma situação que ocorreu anteriormente que provocou este estado. A terapia comportamental se interessa por essa situação anterior, e assim promover as mudanças para ajudar esta pessoa a superar suas dificuldades.
A terapia comportamental é acima de tudo, um processo de aprendizagem sobre você mesmo e como desenvolver novos comportamentos. É a forma de aumentar sua capacidade de agir da forma que você quer agir.
O que faz psicólogo Comportamental?
Além de ouvir, analisar e interpretar o que o paciente lhe diz, ele ensina estratégias de comportamento que poderão produzir mudanças na vida de seus pacientes.
"O objeto de estudo da psicologia é o comportamento"
Esta frase foi proferida em 1913 por John B. Watson. Por incrível que pareça foi um escândalo na época, pois psicologia era considerada apenas a ciência da vida mental, vida essa que devia ser estudada através da introspecção, um processo de auto-exame. Foi preciso evoluir no estudo do funcionamento do ser humano como um todo para que pudéssemos compreender que o que faz alguém procurar um psicólogo/psicoterapeuta é uma queixa ligada às coisas que ela faz ou deixa de fazer. Tão importante quanto a angustia sentida na depressão são os comportamentos de lentidão, falta de cuidados com o próprio corpo, prejuízos nas atividades sociais e profissionais, etc.
A terapia comportamental é fundamentada num campo da Psicologia chamada: Análise do Comportamento.
As emoções também são do interesse da terapia comportamental.
A terapia comportamental leva em consideração o lado operante em toda emoção. O medo não é só uma resposta das glândulas e dos músculos, mas também uma paralisia e um comportamento de afastamento do objeto temido. O lado operante da raiva é o impulso em causar dano a alguém e um impedimento em ser agradável com a pessoa que lhe provocou raiva.
A psicoterapia em geral se preocupa com sentimentos, ansiedade, medo, raiva, etc.
A terapia comportamental nos mostra que um comportamento tem mais probabilidade de ser repetido quando a pessoa recebe um reforço positivo. Quando dizemos que fazemos alguma coisa “com a intenção de produzir um dado efeito”, estamos atribuindo nosso comportamento a alguma coisa localizada no futuro, mas o comportamento deve-se mais ao que aconteceu no passado do que ao que vai acontecer no futuro.
Analise funcional na terapia Comportamental: 
O terapeuta comportamental fará a análise funcional, ou seja, entenderá em função do que o comportamento do paciente está baseado.
O terapeuta comportamental descobrirá porque (quais as contingencias) este comportamento indesejado foi iniciado e também o que o mantém.
Para esta analise o terapeuta considerará a história de vida do paciente, seu momento atual e sua relação com o psicoterapeuta. Ele fará perguntas ao paciente que ajudarão o paciente a entender a relação entre seu modo de agir e os eventos anteriores que controlam seu comportamento.
Busca do verdadeiro eu
A psicoterapia trabalhará no sentido de ajudar o paciente a compreender-se, entender porque faz o que faz e encontrar caminhos para fazer as coisas de modo diferente e melhor. Rosto sorridente com olhos sorridentes




Muitas vezes nós mudamos nosso foco, achamos que o outro justifica nossas decepções...mas em geral somos nós mesmos que nos boicotamos...que não queremos mudar e para não assumir em bom e alto tom jogamos ao outro a justificativa...Seja Sensato, assuma os riscos e saiba que você é o responsável por dar certo ou não... o que você deseja em sua VIDA, é algo que você tem que buscar!!!!







Seja gentil com você. Ame-se. Não permita que "alguém" torne sua vida insuportável...Encontre um novo caminho para não  ficar remoendo mágoas do passado...



"Assim como o oposto do 
Amor não é o ódio, mas sim a Indiferença, o oposto da Intolerância não é a 
Tolerância, mas sim o Respeito às diferenças." Reflita! Divulgue o AMOR, vença o Preconceito, invista   na sua PAZ!!





"Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de quem vence sem obstáculos triunfa sem Glória. É não esperar uma herança mas CONSTRUIR uma história".  Augusto Cury

Não adianta você somente ter muito sucesso profissional, ou sucesso só na área social e não ter as outras áreas ativas...
 O Viver bem se refere a ter uma vida o mais equilibrada possível, de preferência em Todas as áreas.”

UMA DAS MANEIRAS DE CONSEGUIR UMA BOA QUALIDADE VIDA É ATRAVÉS DO CONTROLE EMOCIONAL!!!

INVISTA EM VOCÊ!!! 
Permita-se!!