Construir-te

Entre e Fique a vontade!!! Você é bem vindo nesta Construção!!

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga clínica que realizou por 10 anos atuação na Saúde mental da PBH e atualmente dedica aos atendimentos particulares. Participa de artigos nas Revistas Vox objetiva e Tendência Inclusiva. Realiza palestras e entrevistas na mídia impressa e televisiva.

sábado, 22 de outubro de 2011

ENTENDENDO A MEMÓRIA (Ping-Pong)


MITOS E VERDADES SOBRE A MEMÓRIA:


  1. Lembranças esquecidas da primeiríssima infância podem ser recuperadas?

R: Memórias de longo prazo sobre episódios específicos, segundo os grandes neurocientistas, só começam a ser formadas a partir de 3 ou 4 anos. O Hipocampo, que processa essas memórias, ainda é pouco desenvolvido antes dessa idade. Mas quando são lembranças traumáticas elas fixam com muita intensidade e podem repercutir no desenvolvimento da personalidade de uma pessoa.

  1. As células do cérebro não se regeneram?

R: O cérebro de um adulto forma novos neurônios, mas em pequenas quantidades. Esse processo é mais comum no hipocampo, responsável pelas memórias de longo prazo.

  1. Vídeo Game prejudica a Memória?
R: Os jogos eletrônicos podem ser aliados para aumentar a capacidade de atenção, fundamental para exercitar a memória. Importante evitar excessos para não causar fadiga ao cérebro.

  1. Uma vez guardada, uma lembrança nunca muda?
R: As memórias não são guardadas de forma contínua, como uma estante com livros sincronizados ou como um filme, mas em fragmentos de informações, que podem sim ser modificados pelas novas experiências.

  1. O estudo intercalado por períodos de descanso ajuda na memorização?
R: Sim, para memorizar um dado ou um fato, procure voltar a ele repetidas vezes, em intervalos crescentes, ou seja, após um dia, após uma semana, após um mês e depois, após alguns meses. Você sentirá que aquele conteúdo realmente ficou no seu domínio de informação.

  1. As lembranças são mais facilmente recuperadas por associação?
R: Sim, campeões de memorização associam a palavra-chave ou a imagens conhecidas, por exemplo, para lembrar-se do nome Bonaparte associa a França e posteriormente Revolução Francesa.

  1. Exercício Físico é bom para a Memória?
R: O Volume de massa cinzenta em regiões do cérebro relacionadas à memória aumenta com os exercícios aeróbicos.

  1. Excesso de informação prejudica a memorização?
R: Vivemos hoje uma modernidade explosiva (internet, computador, televisão, celular...) O cérebro não tem tempo para processar esta avalanche de informações da vida moderna. Sem a atenção necessária poderá ficar difusa e perder a formação de novas memórias. É preciso atenção em sua Vida num contexto geral...

  1. Quem dorme bem, lembra mais?
R: O Sono e os sonhos têm um papel relevante na consolidação de memórias de longo prazo. É através do sono que são processadas as memórias.

  1. A obesidade prejudica a memória?
R: A gordura abdominal eleva os índices de insulina no organismo afetando o funcionamento dos determinados receptores no cérebro que são ligados a memória.

  1. Ginko biloba previne a perda memória?
R: Não há comprovação científica dos efeitos desta substância sobre a memória.

  1. Diversão mantém a memória ativa?
R: Sim. As atividades exercitam a memória e incluem os jogos de tabuleiro, como o xadrez, palavras cruzadas, jogos interativos, tocar instrumento musical, ler livros de diversos assuntos e manter atividades prazerosas são fundamentais para uma boa evolução neurológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário