Construir-te

Entre e Fique a vontade!!! Você é bem vindo nesta Construção!!

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga clínica que realizou por 10 anos atuação na Saúde mental da PBH e atualmente dedica aos atendimentos particulares. Participa de artigos nas Revistas Vox objetiva e Tendência Inclusiva. Realiza palestras e entrevistas na mídia impressa e televisiva.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ENTENDENDO O STRESS



Stress é uma reação do organismo com componentes Psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância.Este evento pode ser negativo ou positivo.

Stress Positivo: É o stress em sua fase inicial, a do alerta. O organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia fazendo a pessoa produzir mais e ser mais criativa. Ela pode passar por períodos em que dormir e descansar passa a não ter tanta importância. É a fase da produtividade. Ninguém consegue ficar em alerta por muito tempo, pois o stress se transforma em excessivo quando dura demais.

Stress Ideal: Quando a pessoa aprende o manejo do stress e gerencia sua fase de alerta de modo eficaz, alternando entre, estar em alerta e sair do alerta. Para quem aprende a fazer isto o “Céu é o limite”...O organismo precisa entrar em *homeostase após uma permanência em alerta para que se recupere. Após a recuperação não há dano em entrar de novo em alerta.
Se não há um período de recuperação doenças começam a ocorrer, pois o organismo se exaure e o stress fica em demasia.

Stress Negativo: É o stress em excesso. Ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. O Organismo fica destituído de nutrientes e reduzida à energia mental. Produtividade e capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de energia sofre danos, posteriormente à pessoa pode vir a adoecer e seriamente.
“O Stress pode ser excessivo / negativo quando o evento estressor é forte demais ou porque se prolonga em excesso.”

POR QUE CONTROLAR O STRESS?
Sabemos, então, que o stress é uma reação, com seus componentes físicos e emocionais que o organismo tem em qualquer situação que represente um desafio maior.

O Stress pode ser benéfico em doses moderadas, pois quando o organismo produz adrenalina ficamos em “alerta” prontos para lutar e fugir das situações mais difíceis, Nesta fase sentimos além do vigor físico, taquicardia, tensão muscular, boca seca, pressão no estômago e podemos ficar com as mãos frias e suadas.
Quando o stress mantém uma continuação, o organismo se cansa em excesso e a pessoa começa a se desgastar. Os sintomas desta fase são chamados de Resistência, pois são sensações de desgaste generalizado e dificuldades de memória e concentração.
Se o que causa stress desaparece ou se conseguimos lidar com ele de forma adequada, os sintomas negativos desaparecem, mas quando ele continua presente e em longo tempo, ai os sintomas e dificuldades começam a surgir de fato. As conseqüências de um stress excessivo podem ser: Gastrite, úlceras, problemas de pele (herpes, dermatites, urticárias, vitiligo, psoríase), cefaléia constante, dores musculares, hipertensão arterial. Poderá também acarretar o envelhecimento precoce, depressões graves, ansiedade generalizada, com sintomas de pânico e disfunções metabólicas pelo excesso de cortisol, por exemplo aumento rápido do peso corporal.

Estes sintomas são reversíveis e a pessoa pode ficar inteiramente restabelecida se não chegar à última fase do stress conhecida como Exaustão. Quando se chega nesta fase, que só ocorre depois de um stress muito prolongado, verificamos que a pessoa já não apresenta nenhuma vitalidade, fica incapacitada de fazer as atividades rotineiras, de trabalhar de tomar devidas atitudes e simplesmente não deseja fazer nada. Patologias graves vão instalando na pessoa e podem até mesmo, ocorrer, em casos raros, a morte súbita.

Consideramos então, 4 fases do Stress:
  • Alerta
  • Resistência
  • Quase Exaustão
  • Exaustão
“Cuide do seu Corpo e da sua Mente, não deixe o stress prolongado tomar conta de você!!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário